sábado, 17 de março de 2012

IV DOMINGO QUARESMA   Por Frei Inácio
Jo 3,14-21 – A CRUZ DE JESUS COMO SINAL DO AMOR DE DEUS POR NÓS
1. Contexto catequético. Sempre quando se fala da cruz de Jesus, em sua imensa maioria, essa fala é carregada de um determinismo da parte de Deus: “Deus destinou Jesus a morrer na cruz para salvar o mundo”. Se cremos que Deus é amor, essa afirmação é no mínimo escandalosa: se Deus é capaz de fazer isso com seu Filho, o que não fará conosco que não o somos? (afinal somos “filhos adotivos”) Vamos procurar entender um pouquinho o que significa a cruz?
2. Contexto histórico. No tempo de Jesus quem morria na cruz? MORRIA NA CRUZ TODO AQUELE QUE SE REBELASSE CONTRA A PAX ROMANA, OU SEJA, O DOMÍNIO DO IMPÉRIO ROMANO. Não morria na cruz o “pior bandido”, mas todo aquele que se rebelasse contra a dominação romana. Tratava-se de “terrorismo estatal”, morte pública para amedrontar a todos. Os romanos poderiam matar na cadeia, sem ninguém ver, mas, a cruz é morte terrível, à vista de todos para mostrar o que acontece com aqueles que não aceitassem a dominação romana. Foi essa a morte que Jesus teve, segundo os evangelhos. 
3. Jesus rebelde político? Para morrer na cruz, sim! A pregação religiosa de Jesus, cujo conteúdo era o Reinado de Deus, foi considerada subversiva pelas autoridades religiosas e políticas de seu tempo, que o entregaram aos romanos para que lhe dessem cabo. Jesus quis implantar a justiça, o amor e a paz em um mundo de injustiça, de rancor e guerra. Por isso foi perseguido e morto. NÃO FOI DEUS QUE DESTINOU JESUS À CRUZ, FOI A RECUSA HUMANA À MENSAGEM DE JESUS QUE O FEZ MORRER NA CRUZ. 
4. Contexto narrativo do evangelho de hoje. DEUS AMOU TANTO O MUNDO QUE DEU DE PRESENTE À HUMANIDADE O MAIOR PRESENTE QUE É SEU FILHO. A HUMANIDADE PEGOU O PRESENTE E JOGOU NO LIXO (morte de cruz). Jesus era livre! Ao perceber que sua mensagem e prática o poderiam levar a morte de cruz, Ele poderia muito bem voltar atrás, desistir de implantar o Reino. No entanto, Jesus foi fiel até o fim, mesmo que isso lhe custasse morrer. Foi a fidelidade de Jesus à vontade do Pai (construir o Reino de Deus), que o fez morrer do modo como morreu. Por isso, a cruz, que do ponto de vista humano é assassinato, do ponto de vista da fé e da liberdade de Jesus, é o MODO COMO JESUS NOS AMA: A TAL PONTO DE DAR A VIDA, PERDER A VIDA PELO BEM DOS QUE ELE AMA. O evangelho de João enfatiza aspecto da cruz livremente assumida por Jesus, que se torna sinal do amor de Deus por nós.
5. Aproximando o texto da gente. Muitos católicos não conhecem o Deus de Jesus! Muitos tem medo de Deus; pensam que Deus quer o seu sofrimento; não confiam Nele... O Deus de Jesus é outro: Ele não quer o sangue e o sofrimento humano para ser feliz, mas, em Jesus Ele é capaz de dar o Dele para que sejamos feliz, realizados e saudáveis. A grande mensagem do evangelho deste domingo é que Deus envia Jesus para salvar-nos e nisso precisamos crer. DEUS É CAPAZ DE DAR A VIDA PELO NOSSO BEM, PORQUE NOS AMA DE MODO GRATUITO. “DEUS SÓ NÃO É CAPAZ, DE DEIXAR DE NOS AMAR”. Experimentar isso é estar na luz: é amar gratuitamente os irmãos, construindo o Reino pelo qual Jesus deu a sua vida. Não experimentar isso é estar nas trevas e já experimentar a condenação e a infelicidade causadas pelo egoísmo e desamor....
Deus nos abençoe.
Fr. Inácio José, OdeM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário